Rafael Silva pede a governador que mantenha 100% das verbas para Santas Casas e filantrópicos

Compartilhe esta notícia:

O deputado estadual Rafael Silva enviou ofícios ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, e ao secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, na tarde de ontem, 27 de janeiro, pedindo que o governo cancele a redução de verbas para Santas Casas e hospitais filantrópicos e mantenha o pagamento de 100% dos recursos.

A medida, tomada no início deste ano, atinge 180 unidades hospitalares, muitas delas em Ribeirão Preto e na região. As instituições podem deixar de receber cerca de R$ 80 milhões em 2021.

Rafael Silva: “Não podemos permitir que haja redução de verbas para Santas Casas e hospitais beneficentes” – Foto: Divulgação

Para Rafael Silva, é preciso reunir todos os esforços no sentido de que as verbas da área da Saúde sejam mantidas ou até ampliadas, principalmente num momento tão grave.  “Esses hospitais estão atendendo mais de 70% dos pacientes de Covid-19. Pedimos ao governo que reveja essas contas. As Santas Casas precisam dessa verba”, ressalta.

Segundo a Federação das Santas Casas e dos Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp), a redução chega a 12% do total dos recursos, retirados do Programa Pró-Santa Casa e do Programa Sustentável.

“Sabemos dos esforços do governo sobre a imunização, sobre a busca por vacinas, claro. Outras ações administrativas podem ser questionáveis, sim, como tem acontecido em todo o mundo. Mas sem parte desses recursos, e com a tabela SUS defasada, essas instituições vão ter ainda mais dificuldades este ano. Por isso nossa preocupação, nosso pedido ao governo do Estado”, afirma o deputado.

 

Compartilhe esta notícia: